11/14/2007

MINHA VIDA NAS MÃOS DE DEUS


A GRAÇA DE DEUS É IMENSURÁVEL, INSUPERÁVEL E. INDESCRITÍVEL. EM ALGUNS CASOS... ELA SE TORNA INACEITÁVEL E INACREDITÁVEL.

Tenho meditado a respeito das histórias da graça contadas por Jesus para deixar seu significado filtrar-se. Percebo como o véu da desgraça obscurece minha visão de Deus. Por exemplos:
Uma dona de casa saltando de alegria pela descoberta de uma moeda perdida não é o que vem naturalmente à mente quando penso em Deus. Mas essa era a imagem na qual Jesus insistia;
A história do filho pródigo, afinal, aparece numa série de três histórias – a ovelha perdida, a moeda perdida, o filho perdido – todas destacando o mesmo ponto. Cada uma delas destaca o sentimento de perda, fala da alegria da redescoberta e termina com uma cena de júbilo. Jesus diz realmente: “Você quer saber como é ser Deus? Quando um desses humanos me dá atenção é como se eu tivesse acabado de encontrar minha propriedade mais valiosa, que eu considerava perdida para sempre”. Para Deus é como se fosse a descoberta de toda uma vida.

É estranho, mas a redescoberta pode tocar-nos mais profundamente do que a descoberta. Perder e depois achar um bem adquirido com custo torna o proprietário mais feliz do que no dia em que adquiriu.A graça é chocante. Deus se regozija. Não porque os problemas do mundo foram resolvidos, não porque todo sofrimento e dor da humanidade acabou, não porque milhares de pessoas estã indo para uma igreja. Não, Deus se regozija porque um dos seus filhos que estava perdido foi achado. Detalhe, se era filho, já tinha experimentado o amor do Pai.
Jesus não fala de tempo da ignorância, mas de redescoberta mesmo.Jesus não nos contou as parábolas para nos ensinar a viver. Creio que Ele as contou para corrigir nossa noção a respeito de quem Deus é e a quem Deus ama.